Páginas

TREINO POSTURAL NA ADOLESCÊNCIA

"Põe-te direito ! Olha as costas !"
Obviamente, sabe do que estou a falar.
Os jovens, em idade escolar, passam muito tempo sentados. E a forma como se sentam, como se deitam e andam, a mochila com excesso de carga ou o peso sobre um único ombro, em muito podem contribuir para um desenvolvimento inadequado do seu corpo.
Mesas e cadeiras pouco adaptadas ao tamanho da criança, o sedentarismo ou a falta de diversidade das suas atividades, desenvolvem as várias partes do corpo de uma forma pouco harmoniosa. São muitas as causas envolvidas neste processo de crescimento. A lista é grande.

Na adolescência ( e cada vez mais nos adultos), o uso de telemóvel, obriga o pescoço a exercer uma força entre 12 e 27 quilos, dependendo da inclinação da cabeça. É evidente que os efeitos têm de se fazer sentir. A situação também se coloca com os computadores, quando não há consciência corporal.

Mesmo os atletas apresentam, muitas vezes, uma postura incorreta. É uma situação que verifico nos meus filhos, que apesar de terem atividades desportivas diariamente, existe a necessidade de os alertar constantemente para a sua postura.

A esta perceção da posição do corpo no espaço tem o nome de proprioceção ou cinestesia.
Um treino funcional que trabalhe a proprioceção, a correção postural, o fortalecimento muscular, o equilíbrio e o relaxamento, é um fantástico presente para oferecer aos nossos filhos, em termos físicos.

Um treino de proprioceção permite que a resposta aos estímulos seja mais rápida, tornando as articulações mais fortes e resistentes, ideal para atletas.
Ao melhorarem a consciência corporal, com este tipo de exercícios, melhoram a coordenação e a precisão relativamente à postura e à posição do corpo.
Este tipo de treino é excelente na melhoria das dores de costas, membros superiores ou inferiores, já que fortalecem músculos estabilizadores mais profundos.

Neste treino, a grande maioria dos exercícios são em superfícies instáveis, ou seja, devem proporcionar um certo desequilíbrio, com controle e acompanhamento. Assim passa a haver um maior envolvimento das áreas motoras do cérebro, maior transferência para gestos funcionais e maior recrutamento de fibras musculares rápidas.

Os exercícios funcionais trabalham, na sua maioria, movimentos que englobam todo o corpo e que se aproximam ao máximo dos executados no dia a dia.

Os equipamentos mais usados são o jump, fitball, bosu, balance disc, TRX, elásticos, medicine ball, entre outros..



Aumento da exigência do equilíbrio e coordenação sobre uma fitball.
Mobilização dos vários grupos musculares de forma a manter o alinhamento e equilíbrio.


Exercícios em suspensão fazendo uso de um TRX.


Exercícios contra a gravidade onde o peso do corpo é a resistência.


Flexibilidade e tonificação, alguns dos benefícios do Wall System.


Desafio progressivo da estabilidade do tronco através de exercícios focados no alinhamento e integração das cadeias musculares, criando inúmeros padrões de resistência.




Utilização do bosu. como apoio instável nos exercícios para os abdominais.


Trabalho no alinhamento do eixo de gravidade para o equilíbrio.


Trabalho conjunto dos diferentes músculos, resultando na melhoria da postural.


Exercícios com TRX, com apoio de braços.



 Board fitness fortalece e define o corpo em geral, dando ênfase aos músculos do abdômen, glúteos e músculos paravertebrais. Excelente ajuda nas dores de costas e na manutenção da postura.



O treino com a peanut ball limita a amplitude e plano do movimento. Indicada na reeducação postural, já que se consegue um treino abdominal muito completo.


Os exercícios acrobáticos também melhoram o alinhamento postural.


Alongamentos sobre fitball, ainda assim, procurando a estabilidade.


A prevenção de lesões passa também pela execução dos alongamentos antes e depois dos treinos.


Com esta mensagem, quero partilhar aquilo que é a minha experiência enquanto mãe, na procura da melhor solução na educação postural e, por conseguinte, no desenvolvimento e crescimento de um corpo harmonioso e saudável, daqueles que mais amamos, os nossos filhos.

Contudo, apesar do exemplo dado com exercícios, o acompanhamento profissional é necessário a 100%.

Espero ter ajudado.
Fique bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário