Aproveite ao máximo o tempo que passa com os seus filhos.
Torne-se colecionador de memórias inesquecíveis.
Vou partilhar convosco lugares que visitámos, que adorámos, que repetimos, e que por isso, recomendamos.
Não esquecer que, a AVENTURA é sempre a palavra de ordem.
PORTUGAL
__________________________________________________________________________
Não deixe que a preguiça vença. Saia de casa. Explore o que o nosso país tem para oferecer. Aventura, visitas, passeios, natureza, cultura, Sol, e tantas coisas mais, que estão ao seu dispor e que não aproveita. O motivo: falta de vontade, falta de ideias ou falta de dinheiro. APROVEITE A VIDA! ESCOLHA SER FELIZ! Aproveite a vida com a sua família, com os seus amigos ou, se preferir, sozinho. Pode sair de casa, sem gastar um tostão. Muitos pais têm dificuldade em saber o que fazer com os seus filhos, nos tempos livres. Outros, como nós, gostaríamos de ter mais tempo para por em prática todas as ideias que nos passam pela cabeça.
Portugal tem, cada vez mais parques de aventura, onde os desportos radicais e a natureza estão interligados. Com um clima como o nosso, que mais precisa para se divertir com os seus filhos, como se tivesse a sua idade. A riqueza cultural e histórica de Portugal, com os seus monumentos, os seus jardins e os seus parques, fazem do nosso país um dos principais destinos turísticos do mundo. Fantástico ! Esse é só... o país onde vivemos! Vamos tirar partido disso!
Quero partilhar convosco, alguns lugares e algumas ideias, que vos podem ser úteis, e que têm feito parte da nossa vida, ao longo destes últimos anos.
LISBOA
JARDIM ZOOLÓGICO
O Jardim Zoológico de Lisboa merece a nossa visita, não só pela vida animal rica e variada, mas também pelas diversas apresentações que tem para nos oferecer. Este foi, durante muito tempo, uma das nossas paragens anuais obrigatórias. Sem dúvida um dia bem passado.
Na Quintinha, as crianças têm um contato direto com os animais domésticos. Este é sempre um momento de grande intensidade para os miúdos.
Animais da Quintinha
O Zoo tem condições para receber os seus bebés
O espetáculo de golfinhos é outro dos momentos mais aguardados.
Mas a visita só fica completa depois de fazer uma visita de teleférico e de comboio. Ainda pode alimentar alguns animais e visitar o reptilário.
OCEANÁRIO
O Oceanário é uma das atrações mais visitadas de Lisboa. Localizado no Parque das Nações, este aquário oferece uma experiência única e de grande relaxamento.
Um tanque central representa o Oceano Global, Aberto, onde os tubarões, raias e barracudas passeiam sobre o olhar atento de quem o visita.
Para quem adora animais, como quase todas as crianças, o Oceanário, é uma atração a não perder. É maravilhoso observar como as crianças absorvem esta experiência.
Uma das muitas vezes que visitámos o Oceanário, a minha filha decidiu fazer uma birra, sentada junto ao aquário central, quando levantou a cabeça, ficou hipnotizada por um tubarão que estava virado para ela, como quem queria dizer: "relaxa, a vida é bela". Na verdade, o susto e a magia deste aquário, melhorou a sua disposição e a calma implantou-se.
Os cardumes movimentam-se com uma tranquilidade contagiosa. Garantidamente que o seu stress fica adormecido.
A grandiosidade deste aquário eternizou a ligação de Lisboa com o oceano.
Através desta visita as crianças adquirem conhecimentos, ficam sensibilizadas para a conservação do património natural e reencarnam o que é ser um animal marinho.
Passar uma noite no oceanário, dormindo com os tubarões, é uma experiência a não perder.
KIDZANIA
A Kidzania é um parque temático onde as crianças conseguem ter várias profissões no mesmo dia. Esta cidade bastante realista é feita à medida das crianças. Desde supermercado, pizzaria, cabeleireiro, teatro, fórmula 1, as experiências são muitas. Aqui é possível brincar a sério. Também é uma boa forma de aprender a gerir o dinheiro, desde trabalhar para receber salário, aos depósitos e levantamentos no banco. Sem dúvida, um dia muito preenchido.
Caixa de supermercado
Padaria
Construção civil
Teatro
Pintura
Manicure e cabeleireira
Correios
Peça de teatro
Pediatra
Fábrica de sumos
Estúdio de televisão
Bloco operatório
Cozinha - salada de atum
Pizzaria
A Kidzania é uma amostra daquilo que os adultos fazem nos seus trabalhos, podendo servir como ideias para o futuro das crianças
Em termos de segurança, os pais podem ficar descansados pois existe um sistema de localização das crianças e dos adultos que os acompanham. Para aproveitar ao máximo, chegue cedo, porque mesmo assim é possível que tenha de voltar noutro dia.
Os meus filhos aproveitaram muito bem o tempo, conseguindo fazer tudo, excepto a clínica dentária
( provavelmente não seguirão as pegadas da mãe ).
ADVENTURE PARK
JAMOR
Aventura, natureza, segurança e adrenalina, é o que este parque nos proporciona. O arborismo é pura aventura ao ar livre no topo das árvores. Acredite é fantástico! Não deixe de fazer com os seus filhos, é uma experiência única. Ao fim de semana, desde que não chova, este é um excelente programa em família.
Aqui, todos estão equipados com arnês para se poderem deslocar de árvore em árvore, ultrapassando obstáculos, em segurança e ligados a uma linha da vida.
Um dos circuitos é a Pequena Floresta e é direcionada a crianças, sem limite de idade, com mais de 1,10 m. Este circuito terminada com um slide que é sempre o ponto máximo de adrenalina.
Para quem tem mais de 1,20 m poderá fazer o circuito Descobertas.
Se tiver mais de 1,40m, e se já domina o arborismo o Mega Circuito é para si e para a sua família. Durante 2 horas, a 12 metros do chão vai esquecer os seus problemas e tornar-se num verdadeiro Tarzan. Entre numa densa floresta cruze pontes de corda, túneis suspensos, suba redes de corda e acabe em grande com slides de 200 m.
Início do Mega Circuito, ainda em terra.
Fácil!
Chegada de um dos slides
Liberdade!
Voar como um pássaro
Túneis suspensos
Aquecimento dos músculos
Equilíbrio sobre cabo
Plataformas móveis
A nossa família não troca nada por um dia de aventura na natureza. Em época de aulas, nem sempre é fácil sair para longe, e esta é, sem dúvida, uma opção que reúne aventura, emoção, natureza, qualidade e comodidade, mesmo aqui ao lado.
Respire fundo e aproveite!
Se alturas não é consigo, nem a adrenalina, aproveite o restante Centro desportivo Nacional do Jamor. Este complexo desportivo, amplo, tem muito para oferecer, desde relvados para a prática de diversos jogos, uma Pista de Atividades Náuticas para a prática de canoagem, ginásio ao ar livre, dois circuitos de Minigolfe, uma parede de escalada entre outras atividades.
Campo de futebol
Doca para saída de canoas
Zonas verdes junto ao parque infantil
PARQUE DAS NAÇÕES
O Parque das Nações tornou-se a marca da Lisboa contemporânea, com uma vasta frente ribeirinha. É um lugar onde os lisboetas se divertem, passeiam, praticam desporto, fazem compras e aproveitam espaços de cultura e de espetáculos. Os bares, restaurantes e esplanadas convidam-nos a passar agradáveis momentos. O teleférico dá-nos um panorama desta zona.
Definitivamente tudo acontece aqui, aproveite e divirta-se.
Partilho algumas ideias para fazer com os seus filhos, muitas delas, sem gastar um tostão.
Pavilhão de Portugal
O Pavilhão de Portugal com a sua imponente pala de betão presta-se para a diversão sobre rodas nos dias de muito Sol ou de Chuva. Aqui os meus filhos e sobrinhos aprenderam a andar de bicicleta.
Muitos eventos culturais são realizados debaixo desta pala.
Jardim das ondas
O Jardim das Ondas junto ao Oceanário é sempre um lugar de paragem para as crianças. Os declives do relvado convidam a rebolar, andar de bicicleta ou a correr.
O Yellow Bus faz as honras de Lisboa
Piquenique de aniversário ao ar livre
Se não tem ideias para a festa de aniversário do seu filho, aqui fica uma. Convide os amiguinhos com as suas bicicletas e leve o lanche, num carrinho de compras, até ao parque.
Jardins d'água
Os Jardins d'Água atraem os miúdos pelos seus engenhos ligados ao meio aquático e pela calma que este espaço transmite.
O Pavilhão do Conhecimento é outra atração que os miúdos adoram. Durante alguns anos, os meus filhos, aproveitaram este pavilhão ao máximo. Muito bom! Tanto as atividades permanentes, como as exposições temporárias.
Pavilhão do conhecimento - bicicleta sobre cabo a 6 m do chão
Ilusão de ótica
Casa Inacabada
Para as crianças, dos 3 aos 6 anos, a Casa Inacabada, é um estaleiro à sua medida. Permita que os seus filhos passem por esta experiência. Não perca tempo, os filhos crescem rápido !
Têm uma casa por acabar (que nunca acaba) e os seus instrumentos de trabalho vão desde uma grua, a um andaime, carinhos de mão, baldes e roldanas. Vá lá, deixe-os por mãos à obra !
PASSEIO POR LISBOA
Lisboa está na ribalta para os turistas. Este é um dos principais destinos de férias do planeta. Que grande sorte, podermos visitar Lisboa de forma gratuita!
Nos últimos anos, a nossa família tem feito passeios pela cidade com frequência. Enquanto os nossos filhos eram mais pequenos estes passeios não faziam grande sentido. Sempre adaptámos as férias e os passeios às crianças. Agora tentamos aproveitar bastante o que a nossa capital tem para oferecer. Nesta fase, já ouvem com atenção a vertente histórica e gostam de passear na cidade.
No topo da colina do centro histórico encontra-se o nosso milenar Castelo de São Jorge, com uma vista panorâmica, fantástica, sobre o Rio Tejo e a cidade.
No topo da colina do centro histórico encontra-se o nosso milenar Castelo de São Jorge, com uma vista panorâmica, fantástica, sobre o Rio Tejo e a cidade.
Canhão no castelo de São Jorge
Dom Afonso Henriques
Vista sobre o Terreiro do Paço
Muitas vezes, o programa de fim de semana é passear sobre duas rodas. Mais uma vez, uma ideia. Peguem nas bicicletas, no piquenique, numa pequena tenda de praia (amostra de campismo na cidade), e percorra, com os seus filhos, a frente ribeirinha junto a Belém.
Ponte 25 de abril e Cristo Rei
Momento para piquenique
Uma boa forma de conhecer Lisboa é comprando o baralho de cartas da Lisboa Walker. Esta empresa especializada em passeios pedestres, facilitou o trabalho a quem não quer perder tempo com a leitura de guias roteiros. São 52 cartas para cada fim de semana do ano. Também tem um mapa com rota definida, descrição histórica, grau de dificuldade, duração e modo de locomoção. Este baralho pode ser encontrado na fnac.
Cartas Lisboa Walker
ESTUFA FRIA
A Estufa Fria é um cantinho verde muito agradável, situado no centro de Lisboa, no Parque Eduardo VII. A tranquilidade, o cheiro e o verde, fazem desta estufa um passeio, em família, muito simpático. A temperatura da estufa garante o desenvolvimento das diferentes espécies de plantas, originárias de diferentes países ou regiões.
Lago com patos
Verdadeiros Indiana Jones
Momento de descanso
Alguns "recantos mágicos", como as crianças gostam de chamar.
_________________________________________________________________________________
ALENTEJO
MONTE SELVAGEM
Localizado em Lavre, Montemor-o Novo, esta reserva animal rodeada de azinheiras e sobreiros, proporciona um dia muito bem passado. Uma grande parte da visita é feita a pé. Podemos encontrar vários habitats naturalísticos enquadrados na paisagem natural onde vivem muitos animais, como cangurus, porcos espinhos, camelos, porcos do Japão, lémures, crocodilos, emas, entre outros.
Antes de chegar as rodas do carro passam por um banho
Aproveitamento de árvore morta
Lémures
No verão, quando o Sol aperta, é tempo de atividades manuais ao ar livre.
Existe uma quintinha com animais domésticos onde o visitante pode entrar, e também, tocar, acariciar e alimentar estes simpáticos bichos. Os meus filhos e sobrinhos passaram horas neste espaço fantástico.
Para crianças que não costumam ter contacto com os animais, esta será uma experiência inesquecível e gratificante. Estes simpáticos bichos estão habituados a serem tocados e a serem alimentados.
Visita de trator pelo montado alentejano onde os animais vivem livremente
O sonho de qualquer criança - A casa da árvore
BARRAGEM DE MONTARGIL
Aproveitando a tranquilidade do Alentejo, mas muito próximo de Lisboa , está a Barragem de Montargil. A sua praia fluvial convida aos desportos náuticos.
Águas calmas da praia fluvial
O caminho através da vasta planície alentejana, permite-nos contemplar uma diversidade natural e paisagística de elevado valor. O Sol generoso convida ao descanso de muitos dos animais que por ali passeiam.
Lindo !
_______________________________________________________________________________
BOMBARRAL
BUDDHA EDEN
O Buddha Eden Garden é o maior jardim oriental da Europa, com 35 hectares. Concebido por José Berardo, este jardim foi uma resposta à destruição dos Budas Gigantes Bamyan (Afeganistão). A grandiosidade deste jardim é indescritível. Só vendo para acreditar!
Este é, sem dúvida, um lugar único de paz e tranquilidade.
Este é, sem dúvida, um lugar único de paz e tranquilidade.
Estátuas de terracota
Os Budas esculpidos nas rochas no vale de Bamyan foram durante séculos referências culturais e espirituais.
Se fizer a visita no Inverno, vá bem agasalhado, para poder aproveitar ao máximo, com conforto.
________________________________________________________________________________
MINHO
GERÊS
O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem o Oscar, da nossa família, para o património natural mais bonito e mágico de Portugal (seguido de Sintra). As suas paisagens parecem saídas de um filme. Magia, pura magia! Não deixe de levar os seus filhos a ver e sentir a energia que este paraíso tem para lhe oferecer. Desde história, vegetação, animais, quedas de água e lagoas, o cheiro da natureza...
Vaca barrosã, habitante ancestral das terras altas do norte de Portugal
Porcos bisaros, uma das mais emblemáticas raças autóctones portuguesas
Garrano
Os garranos são uma raça de cavalos nativa do norte de Portugal. Devido ao seu tamanho é considerado um pónei. Pelo risco de extinção é uma raça protegida, vivendo no estado semi-selvagem.
Passeios a cavalo
As quedas de água formam piscinas naturais transparentes lindíssimas (mas frias)
A Mata da Albergaria, no outono (e não só), é um paraíso verde. Caminhar nesta floresta é sentir o recarregamento de energia, é sentir um efeito de hipnose, onde os problemas são colocados de lado e onde só ficam as coisas belas que o Universo tem para nos dar.
Tudo é mágico!
Indiana Jones
O cão também se diverte
À procura de mais habitantes
Passeio de Moto 4 sobre um ponte romana
Diversão !
A aldeia de Brufe encontra-se na vertente da Serra Amarela, perto da Albufeira de Vilarinho das Furnas, onde no passado vigorou a aldeia comunitária com o mesmo nome. Brufe revela um elevado património rural, muito interessante, com ruas e casas tradicionais e um fantástico miradouro.
Casa na aldeia de Brufe
Miradouro em Brufe
Os espigueiros fazem parte da paisagem desta região
Mais um bocadinho da biodiversidade
Albufeira de Vilarinho das Furnas
Se tiver tempo, visite o Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas. Esta foi uma pequena aldeia do Concelho de Terras de Bouro que foi destruída em 1972 por uma barragem. Tanto casas como campos ficaram submersos, assim como uma riqueza cultural rara. Este museu guarda o património desta aldeia comunitária.
Passeio pedestre junto à barragem
Relativamente à estadia na região, a oferta é grande e de qualidade, desde aluguer de casa, hotel, pousada da juventude ou parque de campismo no meio de pura natureza.
GUIMARÃES
Guimarães é uma cidade com um importante passado histórico. Na periferia da cidade foi travada a Batalha de São Mamede, em 1128, dando origem ao nascimento de Portugal. Por isso, também é chamada de "Berço da Nação". Aí nasceu D. Afonso Henriques, em 1111, que viria a ser o primeiro rei de Portugal
Sendo o castelo o símbolo da cidade, a sua visita é obrigatória, principalmente para os miúdos em idade escolar, já que "sentem" aquilo que estudaram.
O seu centro histórico é considerado Património Cultural da Humanidade
D. Afonso Henriques
É necessário algum cuidado, com as crianças, ao longo do percurso junto às ameias, por não ter qualquer tipo proteção.
O interior do castelo foi sofrendo várias alterações ao longo dos tempos
Vista do castelo para o Paço dos Duques de Bragança
Igreja de São Miguel, onde foi batizado Dom Afonso Henriques
Porque adorámos o espaço e porque o objetivo principal é o desenvolvimento sustentável, não posso deixar de recomendar o restaurante Cor de Tangerina para aconchegar o seu estômago. É vegetariano e a comida é excelente.
_________________________________________________________________________________
TRÁS-OS-MONTES
As aldeias despertam em nós o que temos de mais simples, de mais genuíno. Na aldeia tudo corre devagar, longe do barulho, da confusão e do trânsito. Os passarinhos exibem o seu cantar e os rebanhos os seus chocalhos. Aqui pouco importa a roupa, os carros ou o telemóvel. As portas estão abertas e todas as pessoas se conhecem. É preciso salada?! Vou buscar à horta, volto já.
Voltar às origens, que coisa mais fantástica ! Que sorte têm os meus filhos e sobrinhos por terem a oportunidade de passar por esta experiência. Se conseguir, não deixe de levar os seus filhos numa viagem ao passado.
Demora a chegar, mas não faz mal, temos tempo!
Passeio de "charrete"
Que fofinha!
Vamos à horta!
As vindimas e o processo de formação do vinho, é outra experiência enriquecedora para as crianças. Quanto mais experiências, mais conhecimento injetamos nos nossos filhos, mais polivalentes os tornamos e, por sua vez, mais felizes eles serão.
Apanha da uva
Transporte das uvas
Recepção
Desengace
Prensagem
PENA AVENTURA PARK
Em Ribeira de Pena tem a possibilidade de praticar desportos de aventura em contacto com a natureza. Se gosta de emoções fortes e diferentes, este é o lugar para as conseguir. Os meus filhos são loucos por este tipo de atividades. A grande vantagem é que toda a família pode fazer, sem limite de idade.
Os desportos de aventura estão na moda porque, na verdade, qualquer desporto nos faz sentir bem, e juntando natureza e adrenalina, o pacote fica explosivo.
O Pena Aventura tem bungalows em convívio com a natureza. Vale a pena reservar com antecedência, já que o número é reduzido.
Acorde cedinho, meia dúzia de passos e a aventura começa cedo!
O Fantasticable é considerado um dos maiores do mundo. Um cabo com o comprimento de 1538 m e a uma altura de 150 m, permite-lhe voar a uma velocidade máxima de 130 km/h.
Imagine a sensação de ir de uma montanha à outra de braços abertos, passar sobre as árvores, ver a estrada por baixo e o vento a ser cortado, pelo seu corpo, a uma velocidade de um carro na auto-estrada. Pura adrenalina! Verdadeiramente, por uns instantes sentimos a liberdade de uma ave. Todos nós vivemos esta experiência, e a vontade de repetir é enorme. Os miúdos adoraram, e os seu pais também.
Imagine a sensação de ir de uma montanha à outra de braços abertos, passar sobre as árvores, ver a estrada por baixo e o vento a ser cortado, pelo seu corpo, a uma velocidade de um carro na auto-estrada. Pura adrenalina! Verdadeiramente, por uns instantes sentimos a liberdade de uma ave. Todos nós vivemos esta experiência, e a vontade de repetir é enorme. Os miúdos adoraram, e os seu pais também.
Momento de concentração
Yuipiiiiii!
Já acabou?!
Momento para acrobacias no trampolim
É de pequenino que se perde o medo
Percurso aventura infantil
Treine a habilidade e concentração com o tiro ao alvo
Os pequenos destemidos
Salto Negativo, para os mais corajosos
_________________________________________________________________________________
SINTRA
Acabo esta partilha com Sintra. Este é outro dos lugares que mais gosto. Magia, energia, natureza, história e beleza, que mais podemos querer?!
Sintra oferece cenários de uma vista surpreendente onde o seu microclima favorece o desenvolvimento de uma densa vegetação.
Classificada Património Mundial pela UNESCO, Sintra, também foi classificada como a primeira Paisagem Cultural na Europa (1995).
Durante séculos a realeza portuguesa usou as suas mansões e propriedades de luxo, como residências de verão para respirar ar puro e fresco, escapando ao calor da cidade. Artistas e escritores, sempre viram em Sintra uma grande fonte de inspiração.
Os seus jardins, parques, quintas e monumentos, fazem de Sintra um lugar único.
Subida pelo Parque da Pena até ao Palácio
A natureza e as crianças
Cada recanto é mágico
Palácio da Pena
O Palácio da Pena é uma mistura de estilos arquitetónicos. Por esta razão e pela localização, mais parece um castelo dos contos de fadas.
A Quinta da Regaleira é outra paragem obrigatória. Lugar mágico e misterioso, onde se funde o Céu e a Terra.
Lugar fantástico para as crianças verem e sentirem
Poço com escadas, a representar as fases da vida (vista de baixo)
Subida do poço
Saída do Poço
Porque a partilha de hoje já vai longa, fico por aqui. Esta é uma pequena amostra do que Portugal tem para oferecer. Um pouco da nossa história que também pode ser a sua.
O tempo não volta para trás, os filhos crescem rápido e nós fazemos as nossas escolhas. É tão bom os momentos passados com as pessoas que gostamos, que mais amamos e que mais sentido dão à vida.
A Terra é um lugar maravilhoso e Portugal tem lugares que merecem ser visitados, vividos e contados.
Aproveite cada momento!
Aos MEUS FILHOS: dou-vos este presente com todo o meu amor!
Sem comentários:
Enviar um comentário